sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

RESENHA DE LIVRO CANNABIS E SAÚDE MENTAL: UMA REVISÃO SOBRE A DROGA DE ABUSO E O MEDICAMENTO

Indico este livro, pra que se conheça mais sobre a cannabis.


RESENHA DE LIVRO

CANNABIS E SAÚDE MENTAL: UMA REVISÃO SOBRE A DROGA DE ABUSO E O MEDICAMENTO

Zuardi AW, Crippa JA, Guimarães FS e col. Ribeirão Preto: FUNPEC-Editora, 2008, p 283.



Antonio Waldo Zuardi, MD, PhD 
Professor Titular do Departamento de Neuropsiquiatria e Psicologia Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP 
awzuardi@fmrp.usp.br 

José Alexandre de S. Crippa, MD, PhD 
Professor Doutor do Departamento de Neuropsiquiatria e Psicologia Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP 
jcrippa@fmrp.usp.br 

Francisco Silveira Guimarães e Colaboradores, MD, PhD
Professor Titular do Departamento de Farmacologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP 
fsguimar@fmrp.usp.br 

Os efeitos farmacológicos da Cannabis sativa (cannabis) são conhecidos pela humanidade há milhares de anos. A investigação científica desses efeitos, no entanto, tem uma história bem mais recente. A descoberta, ao final da década de 80, de receptores específicos no sistema nervoso central para canabinóides, e o posterior isolamento e caracterização biológica de substâncias endógenas que interagem com esses receptores, representou um grande impulso para a pesquisa nessa área, particularmente nos últimos cinco anos. Estes trabalhos têm revelado que canabinóides endógenos têm um papel regulatório importante em um número muito grande de funções biológicas - imcluindo ansiedade, humor e psicose. 
O momento, portanto, é bastante propício para o presente livro, que procura sintetizar a extensa literatura científica sobre diferentes aspectos da relação entre a cannabis e a saúde mental. O livro é dividido em cinco partes analisando a farmacocinética da droga, incluindo absorção, distribuição, metabolismo, excreção, interação com outras drogas e discute as principais descobertas e dúvidas relacionadas aos receptores canabinóides e às substâncias endógenas que se ligam a esses receptores no cérebro. A última parte do livro discute o uso da cannabis como droga de abuso, revendo sua epidemiologia e os problemas e tratamentos desse uso. 
Os autores - nacionais e internacionais - dos diferentes capítulos são todos engajados na pesquisa sobre seus respectivos temas, o que lhes permitiu produzir uma revisão crítica da literatura disponível. 
Um livro com essas características, publicado no Brasil, faz todo o sentido, dado a longa tradição de contribuições significativas sobre essa planta feita por cientistas brasileiros.

José Alexandre Crippa 
e-mail: jcrippa@fmrp.usp.br
disponível em: www.funpecrp.com.br/loja/

Nenhum comentário:

Postar um comentário